quinta-feira, 20 de outubro de 2005

O que é a AMIZADE?

.
Já a alguns dias que tenho vindo a pensar no significado da palavra AMIZADE...
.
Acima de tudo, na vida, temos necessidade de alguém que nos obrigue a realizar aquilo de que somos capazes. É este o papel da amizade.
.
Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que frequenta: o que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente, bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles.
.
Amizade é uma troca mútua de carinho, atenção, amor... (sim, amor!!!). É muito bom rir com um amigo, mas amigo não é apenas isso, é também aquele que quando choramos não nos tenta animar com mentiras, mas por vezes ainda nos diz umas verdades que custam e causam dor, é aquele que sabe e entende o motivo do nosso choro... Porque ter uma pessoa ao nosso lado não significa que ali esteja um amigo, não é a presença que faz dele um amigo, é o coração!
.
Numa amizade é preciso brincar, sorrir, chorar, abraçar... E desculpar muitas coisas!
.
Eu não posso acabar com os problemas de um amigo, dúvidas ou medo. Mas eu posso ouvi-lo e juntos procurarmos soluções. Eu não posso apagar mágoas e as dores do seu passado, nem posso decidir qual o seu futuro, mas no presente eu posso estar com ele se precisar de mim. Eu não posso impedir que dê tombos, mas posso oferecer as minhas mãos para agarrar e ajudar a levantar-se. Suas alegrias, triunfos, sucessos e felicidades não me pertencem, mas seus risos e sorrisos fazem parte dos meus maiores bens. Não é da minha alçada tomar decisões por ele, nem posso julgar as decisões que toma, mas eu posso apoiar e encorajar se me pedir. Eu não posso traçar ou impor-lhe limite, mas posso apontar-lhe caminhos alternativos, procurar medidas de crescimento, formas de se encontrar, meios de ser ele mesmo, sem medo de rejeição. Eu não posso salvar seu coração de ser partido pela dor, pela mágoa, perda ou tristeza, mas posso chorar com ele e ajudá-lo a juntar os pedaços. Eu não posso dizer o que ele é ou como deve ser: Eu posso gostar dele e ser sua AMIGA!
.
Quero deixar aqui uma nota em como este texto não é todo da minha autoria, comecei a escreve-lo a alguns meses mas não andava com cabeça para termina-lo, então hoje resolvi que tinha de escrever alguma coisa para vocês e recorri à ajuda da nossa "querida amiga internet", quando procurei textos sobre a amizade apareceu-me uma lista infindável de coisas, seleccionei alguns e adaptei à minha maneira, isto é apenas uma pequena amostra do que se pode falar a respeito da Amizade. Espero que gostem :)

Joana Marta Santos
.
Nesta foto estou eu e as minhas 4 queridas amigas: Sara Brissos, Ana Santos, Cheila Duarte e Catarina Aragão, somos uma Estrela!!! Um grande beijinho para elas e outro para mais duas amigas que não puderam vir neste dia, a Miriam Martins e a Inês Santos.
.
Friends