terça-feira, 19 de abril de 2005

Sorrir faz bem, mas RIR faz ainda melhor!


.

Uma boa gargalhada pode transformar um dia de azar num dia de sorte.

Quando estou chateada, vou ao clube de vídeo, passo longe dos dramas e dos filmes de terror e vou direita às comédias, valem todas desde que terminem numas boas risadas. Ligo para um amigo (mas não vale ficar choramingando). O que é preciso é uma pessoa “contaminar-se” pelo alto astral alheio.

Está comprovado cientificamente: sorrir faz bem para a saúde.

“Uma única gargalhada dilata o sistema cardiovascular, eleva a pressão arterial, contrai o diafragma e massageia os órgãos internos. Além disso, movimenta dezassete músculos, relaxa o
corpo inteiro, libera endorfina, reduz a dor e faz as glândulas produzirem cortisol, um anti inflamatório natural. Médicos americanos garantem que a risada e ter senso de humor protegem as artérias e o coração de enfartes.”
.
Há vários tipos de sorrisos. Três, para ser mais precisa. Esses três tipos de sorrisos são: o sorriso largo; quando os lábios deixam ver os dentes; o superior, em que apenas se mostram os dentes de cima; e o sorriso fechado, que esconde os dentes, sem alterar muito a fisionomia do rosto. Por exemplo, as pessoas que sorriem com os lábios unidos, sem mostrar os dentes, são vistas pelos outros como mais efetivas, ou até como um sorriso de sedução.
.
Em relação aos sexos, as mulheres usam mais o sorriso fechado que os homens, dai que sejam vistas como mais efetivas do que eles. A mulher sorri de uma forma mais social, é uma forma de agradar aos outros, um sorriso quase involuntário, mas verdadeiro. Já os homens sorriem em sinal de dominação, de forma mais estratégica. Mas ambos têm em comúm o chamado "sorriso amarelo".
.
Sorrir quando tudo está bem é demasiado fácil, tenta sorrir quando as coisas te correm mal :)
.
Portanto, nem que seja de raiva, sorriam!

Joana Marta Santos

sexta-feira, 15 de abril de 2005

"Os Homens também Choram!"

.
Ninguém é tão forte que nunca tenha chorado...
.
Por muito que alguns digam que "os homens nunca choram", sei que isso não é verdade. Os homens também choram, mas em que situações?
.
Uma mulher chora quando parte uma unha, quando o bolo é esquecido no forno e de lá sai negro e directo para o caixote do lixo... Uma mulher chora quando se sente só. Uma mulher chora quando perde o telemóvel ou quando o carro teima em não pegar. Pelo contrário, um homem para aliviar qualquer tensão num momento destes, basta vociferar um valente e sonoro "porra" e logo se sente mais calmo. Mas estas são razões supérfluas, porque uma mulher chora por motivos muito mais relevantes.
.
Há quem diga que um homem quando chora é por emoções mais profundas. Quando a emoção transborda! Por Amor ou por Raiva. Quando está magoado... Mas muitas vezes chora por dentro. E isso é uma forma muito mais dolorosa de chorar... Engole as lágrimas! Será por isso que dizem que "os homens não choram"? Chorar não são apenas lágrimas... Uma lágrima é apenas liquido segregado por glândulas dos olhos.
.
Homens e Mulheres: chorem sempre que sentirem necessidade, porque as lágrimas para além de aliviarem o estado de espírito e a moral, servem para lavar a alma!

Joana Marta Santos

terça-feira, 12 de abril de 2005

"Depois da Tempestade vem a Bonança"


"Depois da Tempestade vem a Bonança"

Não é o que se costuma dizer?

"...Depois das poeiras airadas, vieram as chuvas e levaram as mágoas, ficando somente esta saudade de vidas passadas..."

Pois bem... Eu encontro-me à espera da "bonança", que me parece vir longinqua e sem pressa de chegar, parece que está esquecida de mim... Dizem que "ela" há de chegar... E se passar por mim com tanta ou tão pouca pressa que não me vê?

Escrevo mais num desabafo do que num conselho... Mas queria deixar aqui escrito que por mais complicada que seja a vossa situação, tudo tem solução. É verdade, não há um único só problema que não tenha solução. Mas por vezes essa solução é de mais fácil visualização se for procurada por uma pessoa que esteja fora desse problema, por uma pessoa que queira ajudar. Uma pessoa amiga! Eu ainda não encontrei solução para o meu problema, mas tenho força de vontade para o procurar e vou lutar por isso, vou lutar pela minha vida e pelo meu bem estar. Mesmo que esteja tão triste, ferida e abatida que a dor bata bem lá no fundo do meu coração e me faça sentir aquele vazio, aquele nada, aquele sintoma de perda... O meu coração pode andar meio descompassado, aborrecido e desiludido, mas isso serve para mostrar a mim mesma o quanto sou forte, o quanto eu posso dar a volta por cima, crescer, vencer!! E quando isso acontecer vou sentir-me bem, em paz e harmonia... Eu POSSO dar a volta por cima das coisas más, eu sou maior do que isso... E para frente é que é caminho, não é verdade? ;)

E quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos aqueles que me têm apoiado e não me deixam sozinha nos momentos mais dificeis da minha vida, não desejo que passem pelo mesmo, mas espero um dia poder retribuir tudo aquilo que fizeram por mim.

Joana Marta Santos


Joanita